quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

terremoto do haiti

Um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti às 16h53 do dia 12 de janeiro, hora local -19h53 de Brasília. O epicentro foi a poucos quilômetros da capital, Porto Príncipe.A situação humanitária do país, o mais pobre das Américas, é caótica. Pelo menos 200 mil pessoas morreram,300 mil ficaram feridas.4 mil foram amputadas. Há um milhão de desabrigados.

Até agora, foram confirmadas as mortes de pelo menos 21 brasileiros -18 deles militares das forças de paz da ONU, além do diplomata Luiz Carlos da Costa, segundo homem da missão, da médica e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, e de uma mulher com dupla nacionalidade, cuja a identidade nao foi divulgada a pedido da familia.

Capital destruída

A capital, Porto Príncipe, teve vários prédios destruídos.

Cadáveres foram enterrados em valas comuns ou pelas próprias famílias. Comida, água e medicamentos escasseiam.

Há o temor de que a situação de segurança fuja de controle, com a falta de água e comida estimulando saques. Também já há relato da ação de gangues armadas e de saqueadores. Haitianos desesperados brigam por comida ou tentam deixar o país.

Vários países, liderados pelos EUA, já realizam as operações de ajuda ao país, com envio de pessoal, equipamentos, alimento e dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário